Tendo em vista a relevância dos serviços oferecidos pelas empresas distribuidoras de produtos hospitalares, ter um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é crucial para que seja alcançada a precisão necessária para o controle de suas operações.

Manter o segmento é uma tarefa difícil, que requer organização e pontualidade. Possuir um controle rigoroso de todo o processo é primordial. A saúde dos pacientes na maioria das vezes estará envolvida e ter um domínio absoluto, no que tange o fornecimento dos produtos necessários, se torna algo indispensável.

distribuidoras

As operações envolvem desde o seu processamento até a entrega dos pedidos ao cliente, integrando com o departamento de produção e de vendas. Uma vez que o gerenciamento é realizado através de parâmetros pré-estabelecidos, os dados fornecidos para os departamentos chegarão com todas as informações necessárias para disponibilizar o produto desejado dentro do tempo, especificações e dos custos negociados.

A maneira e o controle de “como” os pedidos de clientes disparam o processo produtivo dentro da empresa é essencial para reduzir a variação operacional e simplificar as transações operacionais. Três controles são fundamentais:

Screenshot_12

Para que os componentes da operação atendam às expectativas da empresa é de fundamental importância que haja um planejamento da interação desejada entres eles e integração com os demais processos da organização, sem esquecer de algumas premissas impostas pelo contexto de mercado.

A Gestão de Estoques tem reflexos diretos e significativos na eficiência operacional (desempenho) e nas finanças da empresa, por isso, os departamentos precisam se comunicar de forma rápida e certeira para evitar erros de gerenciamento e planejamento.

O software de gestão da empresa precisa ser totalmente integrado para otimização do desempenho da organização, com o CIGAM o controle de estoque pode ser totalmente parametrizado de acordo com critérios previamente estabelecidos. Possibilitando assim, uma administração de materiais dinâmica e otimizada.

O manejo precisa ser flexível e dinâmico para proporcionar ás empresas vantagens competitivas, devendo-se considerar os critérios como disponibilidade e capacidade do estoque, velocidade na separação e alto controle de rastreabilidade.

estoque

 

Com o CIGAM, o material será controlado por número Serial, data da validade e número do Lote, respeitando e proporcionando maior rastreabilidade, segurança e confiabilidade da procedência inclusive do controle da garantia das maquinas e equipamentos. Sendo capaz de identificar as matérias-primas, insumos, materiais ou componente de determinado produto ou serviço em todas as etapas do processo (recepção, produção, transformação e distribuição), atendendo os procedimentos internos da empresa, legislação e normas. Maximizando o valor estratégico da empresa para garantir a excelência da gestão operacional, reduzindo custos, padronizando os processos e provendo uma plataforma única e sólida para o crescimento da operação.

Duanny Alice Albertin e Júlia Moreton – Equipe Comercial da Cigam Prodaly