O ano está iniciando e com ele a hora de planejar o orçamento e redistribuir as responsabilidades para as equipes de compra. E para ajudar nesse processo, sua empresa pode utilizar um recurso chamado controle de alçadas, que otimiza e agiliza o trabalho operacional das equipes, sem que o gestor tenha que se envolver em todas as aprovações, e ao mesmo tempo, fica garantido que não serão feitas compras que não estejam dentro do planejamento de valores e produtos.

A funcionalidade de ‘controle de alçadas’ do Cigam está disponível para clientes que possuam o módulo de Suprimentos/Compras e define:

  • Quem: usuário que poderá fazer a liberação
  • Quanto:  limite de valor que esta pessoa terá direito para a liberação de ordens de compra
  • O quê: é possível determinar quais os produtos poderão ser comprados pelo usuário

A parametrização de alçadas apenas poderá ser feita por usuários autorizados no sistema (através de direitos específicos), onde pode-se definir alçadas (limites de valor), informando valores específicos por Ordem Compra, dia e mês. Dessa maneira, o usuário terá a liberdade de realizar as suas operações de compra dentro do limite pré-estipulado, sendo que o gestor apenas será envolvido para os casos em que o valor que está se tentando comprar é maior do que o permitido para o usuário.

O gestor poderá realizar a aprovação ou reprovação de alçadas até mesmo quando não estiver na empresa, visto que esta funcionalidade está disponível também na solução mobile do Cigam, que poderá ser acessada pelo smatphone ou navegador web do computador.  Todas as informações necessárias para garantir agilidade nesta tomada de decisão, estarão disponíveis para serem verificadas quando e onde quiser.

Lembrando que esta funcionalidade é só uma parte do planejamento orçamentário da empresa, uma vez que apenas controla os limites de valores para a equipe operacional do setor de compras. Para um planejamento orçamentário que considere todo o contexto financeiro e contábil da organização, pode-se utilizar o módulo de Orçamento e Verbas.

Juliana Vasseur – Analista de Educação na Cigam