Todo o negócio gira em torno do relacionamento com o cliente, começando pelo primeiro contato para conhecer as suas necessidades, passando pela negociação, fechamento da venda, até as ações que fidelizarão este cliente à sua empresa.

E é neste processo que surge o chamado CRM – Customer Relationship Management que se utiliza de técnicas que aproximam o cliente do seu negócio através da gestão da sua conta.

Para que esta gestão seja efetiva para ambos os lados, é importante que seja utilizada uma ferramenta de apoio que vai facilitar e dar agilidade na operação. Sendo assim, apresentamos o que a Solução CIGAM oferece para a área de relacionamento com o cliente.

Umas das principais funcionalidades para esta área de negócio é o CRM Vendas, que articula o passo a passo deste processo, desde o cadastro e manutenção de clientes, oportunidades de negócio e as campanhas comerciais que apoiam e direcionam a equipe de vendas.

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Veja algumas possibilidades que o CRM Vendas oferece:

  • Campanha: os esforços do time de vendas podem ser administrados com base em campanhas comerciais. As campanhas consistem na avaliação da carteira de clientes versus seu perfil de compra, isso possibilita a criação de cenários que irão apoiar o direcionamento da força de vendas.
  • Questionário de pesquisa: a área de vendas quer conhecer melhor o seu público, saber do que ele gosta ou se ele gostaria de ter um determinado produto, avaliar como está sendo a aceitação de um produto lançado, ou até mesmo ter um roteiro de como abordar o cliente. Este questionário pode ser criado conforme cada necessidade e suas respostas armazenadas junto à cada empresa consultada.
  • E-mail marketing: o time de prospecção ativa abre portas e identifica potenciais clientes e através desta funcionalidade cria conteúdo para ser enviado a seus contatos, fazendo com que ele possa iniciar uma jornada de compra através de conteúdo digital.
  • Estatísticas de atendimento e informações gerenciais: equipe e gestor acompanham diariamente os contatos realizados, o andamento das vendas e o atingimento das metas com base em informações extraídas do sistema em tempo real.
  • Gerenciamento da agenda da equipe de vendas: cada oportunidade criada é automaticamente registrada na agenda do integrante da equipe responsável por retornar e acompanhar este contato. A partir disso, toda a gestão fica centralizada e disponível no sistema, podendo o gestor da área direcionar da melhor forma a lista de ligações a serem feitas no dia.
  • Controle de eventos comerciais: vários eventos comerciais são organizados  pela área de marketing e o resultado disso é medido através das novas oportunidades geradas para a equipe comercial. Cada nova oportunidade possui o seu evento de origem (feira, anúncio, campanha, indicação, etc), o que vai facilitar a análise e a promoção de novos eventos.

Todas estas possibilidades podem ser personalizadas, e com o CIGAM 11 ainda mais, de acordo com o formato de gestão de cada negócio a fim de potencializar os resultados da área comercial e a fidelização da base de clientes.   Conheça mais sobre o CIGAM em: https://www.cigam.com.br/modulos-do-software-de-gestao-cigam

Everton Nunes – Analista de Negócio Cigam