Muitas empresas de médio e grande porte ainda possuem uma estrutura interna de TI para manter o desenvolvimento do sistema de gestão próprio.  Esta era uma estratégia muito utilizada nas décadas de 70 e 80, mas será que é uma boa opção?

Lembrando que um sistema de gestão, tem por objetivo integrar todas as áreas da empresa, otimizando os processos, evitando retrabalhos e deixando fluir as informações de forma que todos os níveis da empresa (operacional e gerencial) possam ter acesso àquilo que lhes compete de forma íntegra e segura.

diagrama-de-modulos-do-cigam1494252832

O Sistema de Gestão de ponta integra 100% todos os setores.

Outro ponto que precisa ser destacado é que a legislação brasileira é bastante complexa, o que exige um envolvimento muito grande com as adaptações das regras ao sistema.

Veja as vantagens e desvantagens desta estratégia e avalie se deve mantê-la em funcionamento:

Vantagens:

✓ agilidade para resolver demandas pontuais

 equipe técnica dedicada

 todas as alterações do sistema são desenvolvidas de acordo com as definições da empresa

 

Desvantagens:

✘ dificuldade de manter o sistema atualizado frente aos concorrentes

✘ custos trabalhistas continuo de uma equipe técnica (programadores, analistas de sistemas, testadores e analistas de negócio)

✘ custos com equipamentos e ferramentas de trabalho para a equipe

✘ linguagem de programação atualizada e compatível com o mercado

✘ custos diretos com a conversão de programas, caso exista a necessidade da troca de linguagem de programação

✘ contratos de consultoria de negócio em cada área que o sistema atua para utilização das melhores práticas

✘ programa de treinamento da equipe técnica

✘ riscos do conhecimento sobre o sistema ficar centralizado numa única pessoa

✘ dependência da operação da empresas em algumas pessoas

✘ perda de foco do negócio empresa

Se formos comparar a lista de desvantagens desta estratégia com a tendência de terceirização da área de TI, principalmente do desenvolvimento de software, podemos ver que as soluções em Software de Gestão oferecidas pelo mercado conseguem bater todas estas questões e ainda atendem aos benefícios, visto que a empresa pode continuar tendo uma pessoa para centralizar as demandas e ainda permitem que processos muito exclusivos sejam customizados e integrados ao sistema padrão.

Podemos concluir que uma empresa especializada em Software de Gestão consegue ser muito mais competitiva, por ter seus custos divididos entre milhares de clientes, consegue manter uma equipe muito maior e especializada, tem acesso às melhores práticas do mercado e tem foco em seu negócio principal, estando atualizada em relação às melhores tecnologias e técnicas de gestão do mercado.  Se sua empresa ainda está assim, entende que precisa manter o desenvolvimento interno, foque este trabalho em demandas estratégicas para agregar competitividade ao negócio e deixe tudo que existe pronto no mercado para empresas especialistas.